Acesso Associados       Contato
 
Notícias

14 hospitais são informatizados e utilizam PEP em Santa Catarina

Quatorze é a quantidade dos hospitais estaduais informatizados em Santa Catarina pela Micromed Sistemas, sediada em Joinville. Desde que venceu a licitação da Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), em 2009, a empresa de soluções faz a integração de diferentes processos da gestão, desde o desempenho de profissionais e equipamentos, a consumo de materiais hospitalares e administrativos, além de todo o processo assistencial ao público.

O objetivo do projeto, que conta com a parceria da Tríplice Consultoria, empresa especializada em sistema de TI e suporte de gestão da saúde, é alcançar todas as unidades hospitalares do Estado.

Em dezembro de 2011, mais de cinco mil profissionais da saúde já utilizavam o Prontuário Eletrônico. Em seis meses de uso, foi registrado aumento de 25% no número de usuários do prontuário eletrônico do paciente (PEP). Até então, mais de um milhão e 950 mil atendimentos foram registrados pelo sistema e o faturamento médio por atendimento ambulatorial, por exemplo, aumentou em 53%.

“A Secretaria, hoje, possui um dashboard que busca basicamente todas as nossas informações do ERP, dos sistemas legados, de Recursos Humanos, patrimônio, junta tudo e faz um dashboard com indicadores”, explica o diretor de marketing e vendas da Micromed Sistemas, Vilmar Alcides Burguesan.

Além disso, a solução também oferece acesso online aos diagnósticos por imagem e resultados de exames laboratoriais. De acordo com Burguesan, desde a implantação da solução, 92% das solicitações de exames foram lançadas por meio do PEP, ou seja, mais de 863 mil procedimentos. “Este foi um grande investimento para modernização gerencial e assistencial de nossas unidades, pois trabalhamos em um setor de alto impacto social, caracterizado por recursos escassos e demandas crescentes”, diz o gerente de Tecnologia de Informação da Secretaria de Estado da Saúde, Maurício Castro.

O diretor da Micromed explica que a Integração foi fundamental para o funcionamento dos atendimentos à distância, por meio do portal de telemedicina da SES. “Todos os cuidados que o paciente já precisou nessas unidades ficam armazenados: quais os problemas de saúde, as medicações prescritas e posologias, internações, tratamentos. Tudo está claramente digitalizado. No caso da medicação para internados, por exemplo, os erros médicos diminuem drasticamente. Isso porque os medicamentos e suas devidas formulações já estão arquivados no sistema, não é preciso fazer prescrições ou receitas a mão”, Burguesan.

O executivo adianta ao Saúde Web que mobilidade é segunda etapa a ser implantada nas unidades.

Para engajar os mais de cinco mil profissionais envolvidos, a Micromed estruturou uma metodologia de treinamento, promovendo workshops, ações de motivação para que os processos sejam replicados.

Atualmente a companhia fatura cerca de R$ 4 milhões e projeta um crescimento de 15% ao ano. “Nossa busca é crescer em mercados estratégicos, certamente em São Paulo e Nordeste”, conta Burguesan.

A Micromed possui filial em Florianópolis (SC) e canais de negócios em Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Aracaju (SE), e além dos projetos implantados nos cincos Estados de Santa Catarina, a companhia também informatizou a Unimed Ceará e Unimed Cariri; SENAC-Aracajú; e hospitais privados e Clínicas de diagnóstico no Estado do Paraná.

 

As 14 instituições informatizadas até o momento:

- HOSPITAL REGIONAL HANS DIETER SCHMIDT (JOINVILLE)
- MATERNIDADE DARCY VARGAS (JOINVILLE)
- HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ (SÃO JOSÉ)
- INSTITUTO DE CARDIOLOGIA DE SANTA CATARINA (SÃO JOSÉ)
- MATERNIDADE CARMELA DUTRA (FLORIANÓPOLIS)
- HOSPITAL NEREU RAMOS (FLORIANÓPOLIS)
- HOSPITAL INFANTIL JOANA DE GUSMÃO (FLORIANÓPOLIS)
- HOSPITAL WALDOMIRO COLAUTTI (IBIRAMA)
- HOSPITAL E AMTERNIDADE TEREZA RAMOS (LAGES)
- HOSPITAL SANTA TEREZA DE DERMATOLOGIA SANITÁRIA (FLORIANÓPOLIS)
- HOSPITAL GOVERNADOR CELSO RAMOS (FLORIANÓPOLIS)
- INSTITUTO DE PSIQUIATRIA DE SANTA CATARINA (SÃO JOSÉ)
- HOSPITAL DE FLORIANÓPOLIS (FLORIANÓPOLIS)

 

Fonte: Saude Web

Voltar

FEHOSPAR
Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviço de Saúde no Estado do Paraná

Rua Augusto Stresser, 590 - Juvevê - Curitiba - Paraná – CEP 80.040-310
Fone: (41) 3254-1772 - e-mail: fehospar@fehospar.com.br

Copyright Fehospar © Todos os Direito Reservados.

hidea.com

Facebook