Acesso Associados       Contato
 
Notícias

13.º Seminário Femipa debate a importância dos hospitais filantrópicos no Paraná

“A força e a importância dos Hospitais Filantrópicos para a Saúde Pública do Paraná” será o tema do 13.º Seminário Femipa (Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná), que acontece de 11 a 13 de março, na Associação Médica do Paraná (AMP), em Curitiba. Considerado um dos maiores eventos do setor de Saúde filantrópico do Brasil, o seminário vai abordar, entre outros temas, “O papel e a importância dos hospitais filantrópicos na regionalização da saúde”, “SUS: principais projetos e perspectivas”, “Redes hospitalares – gestão hospitalar do futuro”, “Ameaças e oportunidades para a rede hospitalar”, e “Conflitos e diferentes gerações”.

 

Além das salas temáticas, dos Encontros de Comunicação e Direito, sala de atendimento da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), entre outros, o seminário traz uma novidade este ano que é a sala da Unimed Paraná para tratar sobre o projeto DRG (Diagnosis Realted Group), sistema de classificação que relaciona os tipos de pacientes atendidos pelo hospital com os recursos consumidos, criando grupos de pacientes coerentes do ponto de vista clínico e similares ou homogêneos quanto ao consumo dos recursos hospitalares.

 

O vice-presidente da Femipa e coordenador da Comissão Científica do 13.º Seminário Femipa, José Pereira, destaca a importância do evento para o setor filantrópico. “As discussões que têm acontecido ao longo dos anos trouxeram o posicionamento de autoridades, lideranças e especialistas, proporcionando aos seus participantes um upgrade de conhecimento, fomento de novas ideias, além da oportunidade de networking”, afirma.

 

O presidente do Conselho Estadual de Saúde e da Fehospar, Rangel da Silva, também ressaltou a importância do evento. “ Trata-se de uma oportunidade de as instituições se posicionarem na conjuntura atual, e avaliar o cenário da saúde no país e no Paraná, além de ser um excelente espaço de aprimoramento de gestão, de troca de experiências, de desenvolvimento de negócios”, diz Rangel. Para o vice-presidente da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), Maurício Dias, o evento se consolidou ao longo dos anos como um dos mais importantes calendários do setor filantrópico, “graças a seu conteúdo e à diversidade dos temas abordados, mesclando inovação com qualificação e atualização.

 

Para o conselheiro fiscal da Ahopar, Claudio Enrique Lubascher, o Seminário Femipa se consolidou como um dos principais eventos do setor da Saúde no Paraná por discutir temas relevantes. “Com uma abordagem principalmente a partir do setor filantrópico, o evento permite que temas de convergência busquem melhorar a qualidade dos serviços prestados tendo o paciente como foco principal e, também, que aspectos relevantes e necessários à sustentabilidade do sistema sejam tratados de forma prática e propositiva. É um evento obrigatório na agenda dos diversos gestores do sistema de saúde paranaense”, afirma Lubascher.

 

Prêmio

 

Como parte da programação do seminário, será realizada também a terceira edição do Prêmio Femipa de Melhores Práticas e Criatividade. Com o prêmio, a Femipa busca reconhecer as melhores práticas de gestão desenvolvidas nos hospitais do Paraná em prol da melhoria da qualidade da gestão dos hospitais e da assistência à população do Estado. A premiação é aberta também às instituições de saúde não filantrópicas do Paraná. O prêmio é dividido nas categorias “Gestão Hospitalar”, “Gestão de Pessoas”, “Gestão da Assistência e Segurança do Paciente” e “Gestão de Infraestrutura e Logística Hospitalar”. Cada categoria terá Classe 1 para hospitais de até 100 leitos e Classe 2 para hospitais acima de 100 leitos. Os três cases que atingirem a melhor pontuação em cada categoria e classe participarão da Apresentação Oral no dia 12 de março durante o seminário Femipa.

 

Para o presidente da Femipa e que também está à frente do Sindipar, Flaviano Feu Ventorim, o objetivo da premiação é “dar visibilidade às melhores práticas desenvolvidas pelos hospitais do Paraná em prol da melhoria da qualidade da gestão e da assistência à população de nosso Estado. Também queremos despertar o intercâmbio de ideias e favorecer a integração entre os nossos filiados e as demais instituições paranaenses. O prêmio já é um sucesso e tem cumprido o papel de estimular a troca de experiências para o avanço no setor de Saúde do nosso Estado e de todo o Brasil”. Rangel da Silva destacou também o Prêmio e afirma que ele é uma oportunidade de as instituições poderem apresentar projetos inovadores que podem ser replicados para outras entidades.

 

Serviço:

 

13.º Seminário Femipa

Data: 11 a 13 de março

Local: Associação Médica do Paraná, na Rua Cândido Xavier, 575, bairro Água Verde, Curitiba

Inscrições e programação do evento: www.seminariofemipa.org.br

 

Voltar

FEHOSPAR
Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviço de Saúde no Estado do Paraná

R. Senador Xavier da Silva, 294 - São Francisco - Curitiba - PR - CEP: 80350-060
Fone: (41) 3254-1772 - e-mail: fehospar@fehospar.com.br

Copyright Fehospar © Todos os Direito Reservados.

hidea.com

Facebook