30/03/2022
O presidente da Fehospar e do Conselho Estadual de Saúde do Paraná, Rangel da Silva, participou nesta quarta-feira (30/3) da abertura oficial do 14º Seminário Femipa (Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná).
A abertura desta edição, que tem como tema principal “Hospitais filantrópicos: essenciais para a saúde do Paraná”, contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e da secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, além do presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), Ivoliciano Leonarchik — secretário de Saúde do município de Mangueirinha.
Também participaram os presidentes Confederação das Santas Casas de Misericórdia (CMB), Mirócles Campos Véras Neto; da Associação Médica do Paraná, Nerlan Tadeu Gonçalves de Carvalho; do diretor de Mercado e Comunicação da Unimed Paraná, Durval Francisco dos Santos Filho; e do recém-eleito presidente da Femipa, Charles London.
“Além de significar um reencontro para o setor após quase dois anos sem eventos, a realização de mais um Seminário Femipa propicia o diálogo e a troca de experiências em um momento de extrema importância para a saúde”, diz Rangel da Silva.
Durante o evento, o secretário de Estado da Saúde lançou o programa de cirurgias eletivas “Opera Paraná”. De acordo com Beto Preto, o programa terá um investimento recorde de R$ 150 milhões do Tesouro do Estado que deverá proporcionar a realização de cerca de 60 mil cirurgias a mais este ano em diversas especialidades.
O objetivo é diminuir as filas de espera e parte da demanda reprimida que aumentou durante a pandemia devido às suspensões de procedimentos eletivos. O programa também foi estruturado de forma a reforçar a regionalização da Saúde, expandindo a oferta dos serviços e permitindo que hospitais de todos os portes participem da ação.
A destinação do recurso foi formalizada por meio da Resolução Sesa 1.104/2021 e abrange os serviços de Saúde que se enquadram nas normativas da Resolução Sesa 1.127/2021. O Estado fará o edital e os hospitais que conseguirem realizar as operações vão efetivar a adesão.
“Esses recursos são disponibilizados pelo Estado do Paraná e pela Secretaria de Estado da Saúde, mas, se fôssemos operacionalizar somente pelos hospitais públicos, não conseguiríamos executar. Precisamos da parceria com os filantrópicos”, disse o secretário à Femipa.
Para o presidente da Femipa, Charles London, eleito na terça-feira (29), os recursos do programa serão muito importantes para que os hospitais possam retomar os atendimentos após dois anos de intenso apoio ao Estado no enfrentamento da pandemia.
Foto: Albari Rosa/SESA-PR
Com amparo constitucional de representatividade compulsória da categoria patronal, a FEHOSPAR e seus Sindicatos Filiados colocam à disposição da sua empresa a força e a experiência que somente nossas instituições são capazes de oferecer.
Saiba mais - clique aqui.
Rangel da Silva
Presidente