NOSSO HISTÓRICO

Comemoramos na data de 30 de agosto de 2021, 30 anos de fundação da FEHOSPAR. Embora reconhecendo as muitas dificuldades enfrentadas, no âmbito de suas funções administrativas ou representativas, devemos ter, sim, motivos para comemorar. Foram inúmeras as conquistas e, nesse cenário, é preciso ressaltar o esforço empreendido por todos os diretores, todos os sindicatos regionais, todos os dirigentes de estabelecimentos de serviços de saúde paranaenses. Cada qual com a sua dose de sacrifício, com a sua disponibilidade.

São muitos os desafios que nos esperam. Estamos conscientes disso e esperançosos de que seja renovada a confiança para que novas e importantes tarefas possamos cumprir. Historiando essa quase três décadas, haveremos de extrair feitos relevantes em defesa dos interesses da rede privada de saúde. No alcance do cenário nacional, a FEHOSPAR esteve presente na maioria das grandes mobilizações e também decisões pertinentes ao setor. Foi assim, por exemplo, com a Marcha Branca, momento que retratou a consolidação da Emenda Constitucional 29, a EC da Saúde que assegurou a participação orçamentária das três esferas de governo.

Ajudamos a constituir a Confederação Nacional de Saúde e a Frente Parlamentar de Saúde, reavivada com disposição ainda mais efetiva. Com a CNSaúde, inauguramos uma representatividade ainda mais forte, que tende a se desenhar ainda mais robusta com a iminente criação dos serviços sociais, o SESS e o SENASS, que podem oferecer o necessário suporte para que avancemos muito em qualidade e segurança. Estivemos presente nos colegiados técnicos do SUS e da competência da ANS, mantendo um constante canal reivindicatório. A contratualização na saúde suplementar foi um importante passo para se corrigir ou amenizar os abusos decretados pelas operadoras de saúde.

Tivemos participação na instalação da Hospitalar, feira anual que se tornou uma das maiores do mundo em tendências tecnológicas e foro adequado para o debate dos grandes temas que envolvem a saúde. Temos sido atuantes em todas as lutas visando conter a saga tributária e, ao mesmo tempo, reaver impostos pagos de forma injusta. A mobilização que decretou a “morte” da MP 232 é um exemplo do que estamos dizendo.

No âmbito do Paraná, sua jurisdição legal, a Federação exerceu de forma crucial o seu papel. Hoje, não por acaso, a instituição FEHOSPAR é referência em todas as decisões, inclusive políticas, concernentes à saúde. Estamos representados no Conselho Estadual de Saúde e também nos municipais, através dos Sindicatos. Os meios de comunicação têm na Federação, hoje, uma fonte obrigatória no trato com questões que envolvem a saúde. E isso decorre exatamente da credibilidade conquistada com muito trabalho e competência na condução do seu papel sindical e político.

Ajudamos a idealizar o Instituto Paranaense de Acreditação em Serviços de Saúde, hoje referência no País e que muito contribui para o propósito de avançarmos de forma decidida à qualificação. Investimos em cursos e eventos voltados a melhorar a capacidade empresarial em nossos serviços e de nossos empregados. Alinhamo-nos a campanhas de prevenção de infecção hospitalar, de orientação para roteiros de licença ambiental e sanitária. Temos estado atentos para impedir o desaparecimento dos hospitais de menor porte das pequenas municipalidades, assim como para impedir possíveis interdições injustificadas.

Após as mudanças administrativo-financeiras implementadas, bem como outras iniciativas em planejamento, a FEHOSPAR avança para consolidar um modelo ainda mais eficiente na prestação de serviços em todas as áreas para seus Sindicatos e os Associados. Nosso departamento jurídico vem atuando de forma intensa e com absoluta competência, que se traduz por respaldo na esfera judicial nas questões de defesa dos interesses da categoria.

Hoje estamos muito presentes nos meios de comunicação, fruto da credibilidade alçada pela FEHOSPAR. Com isso, fortalecemos o nosso poder reivindicatório ou de expor à sociedade e opinião pública dificuldades que se impõem ao nosso setor. Infelizmente, muitas vezes, a pressão exercida pelo Poder Público, que se utiliza de meios que são conhecidos de todos, faz prevalecer versões e interesses prejudiciais ao segmento privado de saúde. Temos procurado melhorar nossos instrumentos institucionais de informação, de modo a estreitar a relação com nossos associados e todas as demais empresas de saúde.

DIRETORIA DA FEHOSPAR (TRIÊNIO 2020–2022)

Rangel da Silva
Presidente
Luis Rodrigo Schruber Milano 
VICE-Presidente
José Pereira
Vice-Presidente
Ildemar Marino Canto 
VICE-PRESIDENTE
Umberto Tolari
Vice-Presidente
Fahd Haddad
Vice-Presidente
Benno Kreisel
Diretor Secretário Geral
Edimara de Fatima Lopes de Souza
Diretor Secretário-Adjunto
Ricardo Dellinghausen Luli
Diretor Financeiro
Keli Patricia Taborda Ribas
Diretor Financeiro Adjunto
Everton Luiz Lacerda Dutra
Diretor Área de Hospitais Gerais
Diones Lupércio Monteiro
Diretor de Psiquiatria
Lincoln Vieira Magalhães
Diretor da Área de Filantrópicos
Marcos Vinicius Kozlowski
Diretor SADT
Luiz Carlos Lopes
Diretor de Relações Sindicais
Rodrigo Sato Hasegawa
Diretor de Convênios
Carlos Roberto Audi Ayres
Diretor de Análises Clínicas
Ana Carolina Hidebrand Seyboth
Diretor Estudos Socioeconômicos
Geci Labres de Souza Junior
Diretor de Patrimônio
Paulo Eduardo Ferreira
Conselho Fiscal – Titulares
Paulo Tadeu Rodrigues de Almeida
Conselho Fiscal – Titulares
Catarina Harue Yagueshita
Conselho Fiscal – Titulares
Marcelo Palma de Oliveira
Conselho Fiscal – Suplentes
Rangel da Silva  
Delegados Representantes – Titulares
Luis Rodrigo Schruber Milano
DELEGADOS REPRESENTANTES – TITULARES
José Pereira
Delegados Representantes – Suplentes
Fahd Haddad
DELEGADOS REPRESENTANTES – SUPLENTES

Suplentes da diretoria

1º Paulo Mauricio Pia de Andrade
2º Ricardo Monteiro Lourenço
3º João Batista Lima Filho
4º Ronei Antonio Sandrini

departamentos

PRESIDÊNCIA

Rangel da Silva – fehospar@fehospar.com.br

Superintendência

Mauricio Duarte Barcos – mauriciobarcos@fehospar.com.br

secretaria geral

Ana Gonçalves – ana@fehospar.com.br
Maria Victória L. Illipronte – mariavictoria@fehospar.com.br